domingo, 10 de junho de 2012

Tarefas desenvolvimentais nos vários domínios da existência


Como o desenrolar da nossa vida, não e só a idade que avança, juntamente com ela as pessoas ganham experiencias e vivencias, amadurecem.
Mas então no que consiste a maturidade? A maturidade não tem idade para aparecer. É com o viver de experiencias boas e menos boas que a maturidade se desenvolve, com a perda de um familiar, com o nascimento de um filho mais cedo do que se esperava, sair de casa mais cedo para estudar e/ou trabalhar e ter outras responsabilidades que ate aí não tínhamos. É o passar por estas experiencias que vamos crescendo como pessoas e que vamos ganhando maturidade, vamos decidindo, ganhando sabedoria, integridade, entre outras coisas.
Mas será que a maturidade se desenvolve ao longo de toda a vida, ou será que tem um pico e depois vai decrescendo? Esta era uma pergunta que se fazia antigamente e que muitos respondiam que havia um pico e que depois ia decrescendo. Na nossa opinião, a maturidade e a capacidade intelectual não se perde. Com a idade vamos deixando de fazer coisas que antigamente fazíamos, mas este “deixar de praticar” destas coisas faz com que perdemos a pratica e parece que já não sabemos/lembramos fazer. E mesmo que deixamos de fazer certas e determinadas coisas, fazemos outras, que pessoas mais novas não têm oportunidade de fazer pois não tem mentalidade nem experiencias de vidas como as pessoas com mais idade. Por isso o desenvolvimento cognitivo não se perde.

http://www.youtube.com/watch?v=U1gvFJ99C-A

Sem comentários:

Enviar um comentário