O desenvolvimento sensório-motor é
considerado, pelo construtivismo de Piaget, a 1ª fase da formação da criança,
que dura deste o nascimento até ao 18º mês de vida. A criança procura adquirir
controlo motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Esse estágio chama-se
sensório-motor, pois o bebé alcança o conhecimento por meio de suas próprias
ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.
Desenvolvimento
Motor
A imagem que se segue, mostra as etapas do
Desenvolvimento Motor de uma criança no momento em que ela começa a gatinhar,
até à sua autonomia para se por em pé.
No desenvolvimento motor observamos as mudanças
no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso
central, como a interação com o ambiente e os estímulos dados durante o
desenvolvimento da criança.
- Progressão Céfalo-caudal - o desenvolvimento motor segue uma progressão partindo da cabeça,
seguindo da cintura escapular, abdominal, pélvica até aos membros
inferiores. É necessário um ano para a criança alcançar uma mobilidade
dependente.
Ex.: o período neonatal, os bebés controlam primeiro a
musculatura da cabeça, pescoço e tronco e só mais tarde das pernas e dos
pés;
- Progressão próximodistal - controle da musculatura do centro do corpo às extremidades. Acontece em
relação aos processos de crescimento do corpo e nos ganhos de habilidade
motoras.
Ex.: a criança ganha mais depressa controle no tronco
do que nos pés ou mãos..
- Progressão da ação concentrada para específica - movimentos
como pegar em objetos tornam-se fluidos, uma vez que o bebé já tem em
conta as características do objeto e do ambiente em questão.
Desenvolvimento Sensorial
Os sentidos de uma
criança, nomeadamente o paladar, o olfato, a audição e a visão, não lhe são
inatos à nascença, a criança passa por vários processos de adaptação para os
desenvolver. A este conjunto de processos dá-se o nome de Desenvolvimento
Sensorial.
Há três sentidos que o
bebé desenvolve ainda no período de gestação dentro do útero. São eles o
paladar, que é notório desde cedo, pois criança alimenta-se do leite da mãe e
sabe distinguir o seu sabor, por exemplo, se lhe derem água, o bebé recusa
porque nota a diferença.
O olfato é também um
destes três sentidos que se desenvolvem cedo, ainda no período embrionário o
recém-nascido consegue distinguir odores experienciados pela mãe. A audição é o terceiro destes
sentidos que se desenvolve ainda no útero. Quando nascem, os bebés já possuem
audição, suficientemente apurada para serem capazes de descriminar o que gostam
de ouvir sendo que no topo da lista de preferências está a voz da mãe.
Quanto à visão, ela é
muito primitiva no nascimento, uma vez que é a única que não recebe estimulação
durante a gestação. Assim sendo, à nascença a criança consegue ver, no entanto
só consegue distinguir manchas que são a preto e branco, não conseguindo
focar os olhos. A definição das formas só acontece com o passar do tempo, à
medida que também a distinção das cores começa a ser-lhe possível, mas só com
um ano de idade é que o bebé consegue coordenar o movimento dos olhos com os
movimentos do corpo.
Atualmente, os pais não têm tempo
necessário para estarem com os filhos devido às cargas horárias de trabalho que
são sujeitos diariamente e recorrem, por vezes, às ajudas de professores
que se encontram em cresces e escolas. No
meu ponto de vista é importante para um professor, tal como os pais, saberem
como lidar com uma criança recém-nascida e durante os seus primeiros meses de
desenvolvimento, pois é nesse período que observamos uma mudança de
comportamento motor que envolve tanto a maturação do
sistema nervoso central, como a interação com o ambiente e os estímulos
dados durante o desenvolvimento da criança. Portanto, o papel dos país é
acompanhar esse desenvolvimento do filho para a prevenção de atrasos do seu
crescimento motor. Não estando os país a acompanhar a criança, é obvio que o professor
nessas alturas têm que se comportar como um educador secundário e por isso a
importância de se saber bem estas etapas de desenvolvimento motor e sensorial
da criança.
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