domingo, 3 de junho de 2012


Experiência Precoce      


Experiência precoce, como a própria palavra indica, é uma experiência “antes do tempo”, isto é, a experiência precoce define-se quando é dado um certo estímulo a uma criança desde muito cedo.

            Os gémeos embora o código genético seja exatamente igual, há fatores que influenciam a forma como os genes se expressam. Estes podem realçar ou amortecer a expressão de um certo gene e, por isso, conduzir a pequenas diferenças nos caracteres.

Um dos fatores mais importantes, senão o mais importante, segundo a nossa opinião é saber qual o “ponto-chave” para o estímulo ser induzido, a esse “ponto-chave” dá-se o nome de período crítico.

            Os períodos críticos são caracterizados por momentos específicos da vida do bebé, onde é “aproveitado” para se fazer modificações que, futuramente irão ter repercussões na vida da criança, nem devem ser feitas demasiado cedo, nem tarde, o período crítico é este momento exato, o ponto de equilíbrio.

É importante saber-se quando ocorre o período crítico para não introduzir os nervos e músculos da criança em erro, não estando esta preparada para tal estimulação.         

Visto que o tempo crítico é um período favorável à aquisição de determinada competência, é importante, então, saber-se quando ocorrem para não induzirmos a criança a realizar determinada atividade quando o organismo desta ainda não está preparado, prejudicando assim a aprendizagem. No entanto, existem poucos dados que nos indiquem quando ocorrem os períodos críticos, pensa-se que coincidem com os períodos de crescimento mais rápido.

Sem comentários:

Enviar um comentário