Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget
No mundo moderno, muito provalvelmente, Piaget é uma das figuras de maior relevo do desenvolvimento cognitivo do ser humano, pois ainda hoje o seu modelo teórico continua a dominar a investigação em psicologia do desenvolvimento. Para nós, treinadores e professores, foi importante o que Jean Piaget conseguiu, pois fez com que se acabasse com a conceção de que a adolescência da criança era semelhante à do adulto, o que para nós é importante, pois assim podemos perceber como é que longo das difrentes fases do desenvolvimento de quealquer índividuo deveremos atuar.
Piaget conseguiu, pois, revolucionar as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Utilizava um teste que designava de idade mental – onde proponha as crianças determinadas tarefas, medindo depois a sua inteligência. Conclui, então, que crianças das mesmas faixas etárias b erravam nas mesmas questões, pois a maneira como respondiam e raciocinavam era muito semelhante e que a inteligência era mais qualitativa do que quantitativa e que se precede ao pensamento, desenvolvendo-se por estapas progressivas que exigem processos de adaptação ao meio.
Este estabeleceu como prioridade o interesse pelas relações que se estabelecem entre o índividuo que conhece e o mundo que tenta conhecer o melhor que pode e consegue.
Assim, o desenvolvimento pressupoõe a maturação do organismo, bem como a forte influência do meio físico e social.
Fatores de desenvolvimento:
Segundo Piaget, na sua teoria psicogenética há fatores fulcrais para o desenvolvimento, fatores influenciadores e fator determinante.
Fatores influenciadores:
Hereditariedade;
Experiência física;
Transmissão social;
Fator dominante:
Processo de equilibração, processo relativo entre assimilação (da experiência para a mente) e acomodação (da mente para a nova experiência).
Mecanismos de adaptação ao meio:
Assimilação, acomodação, adaptação e equilibração.
Assimilação
Consiste num mecanismo que integra ou incorpora novas informações e experiências em esquemas já existentes.
Acomodação
Consiste num mecanismo de adaptação de esquemas existentes quando as novas informações e experiências não podem ser assimiladas. Esquemas existentes vão-se modificar em função da experiência do meio.
Adaptação
Consiste num processo interno de equilíbrio entre o organismo e o meio. Interacção entre a assimilação e a acomodação.
Equilibração
A equilibração, então procura estabelecer um equilíbrio constante entre assimilação e acomodação.
No entanto, é de salientar que a formação do equilíbrio provoca novo desequilíbrio, que permite o desenvolvimento individual, a adaptação.
Piaget, como outros autores, dividiu o desenvolvimento cognitivo em estádios, estádios esses que colocam relevância na função inteletual do desenvolvimento.
1ºEstádio - Sensório-motor ou inteligência sensório-motora (0 aos 2 anos)
O estádio sensório-motor é de constante adaptação ao mundo exterior, é o estádio em que domina o desenvolvimento das percepções e dos movimentos, e em vez de palavras a criança serve-se destes organizados em esquemas de ação. Este estádio, é sem dúvida, de inteligência prática.
Exemplo:
O bebé pega o que está à sua mão; “mama” o que é posto em sua boca; “vê” o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objecto, pega-lo e leva-lo a boca.
2º Estádio – Pré-operatório ou pensamento pré-lógico (2 aos 7 anos)
Esta etapa é marcada pelo aparecimento e crescente uso da função simbólica ou semiótica e do pensamento. O pensamento é um conjunto de acções interiorizadas que representam a realidade, ainda, de forma muito superficial.
Exemplo:
Mostram-se à criança, duas bolinhas de plasticina iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de plasticina continue igual, pois as formas são diferentes. Não consegue, ainda, relacionar situações.
3º Estádio – Operações Concretas ou pensamento lógico-concreto (7 aos 11 anos)
Nesta etapa do desenvolvimento cognitivo o pensamento se torna flexível e lógico, mas não consegue libertar-se da realidade concreta.
Exemplo:
Despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de “refazer” a acção.
4º Estádio – Operações formais ou pensamento lógico (dos 11 anos em diante)
Neste estádio de desenvolvimento cognitivo o pensamento já distingue o real do possível e torna-se lógicoe dedudutivo, pois o índividuo é capaz de tirar conclusão a partir de hipoteses que lhe são apresentadas.
Exemplo:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como “de grão em grão, a galinha enche o papo”, a criança trabalha com a lógica da ideia (metáfora) e não com a imagem duma galinha a comer grãos.
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