Lawrence Kohlberg estudou o
desenvolvimento moral do ser humano através de uma série de investigações com
crianças e jovens dos EUA, do México, da China (Taiwan), da Turquia e da
Malásia (Atayal).
Concluiu que a evolução do seu
raciocínio se dá por diferentes fases. Apesar de os adultos poderem raciocinar
como as crianças, estas dificilmente raciocinam como os adultos, o que
significa que existem diferentes níveis que se vão atingindo. Assim, Kohlberg
dividiu o desenvolvimento moral em três níveis (cada um com dois estádios), tal
como mostra o quadro seguinte:
Nível
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Estádio
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Caracterização da
orientação social
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Pré-convencional
(baseado em punições e recompensas)
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1
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obediência
e punição
(obediência
a regras para evitar a punição)
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• Ponto de vista egocêntrico. •
“Não-eu”: não distingue entre o seu eu e o ambiente. • Não reconhece que os
outros tenham interesses próprios.
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2
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individualismo,
instrumentalismo e troca (Obediência a certas recompensas para os favores
serem devolvidos)
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• “Eu”: as minhas necessidades, o
meu ego. • Satisfazemos as nossas necessidades. • Os outros que façam o
mesmo. • Distingue os seus interesses dos outros.
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Convencional
(baseado na conformidade social)
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3
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moralidade
do “bom rapaz / linda menina”
(conformidade
para evitar desaprovação ou não gosto por parte das outras pessoas)
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• Orientação para a integração e
para agradar aos outros. • Conformidade com os estereótipos sociais.
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4
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lei e
ordem – moralidade da manutenção da autoridade
(conformidade
para evitar censura por autoridades legítimas, com a culpa resultante)
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• Orientação para o respeito da
ordem e da autoridade e para o que a sociedade espera de nós.
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Pós-convencional
(baseado em princípios morais)
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5
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contrato
social - moralidade de contrato, direitos individuais e lei aceite
democraticamente
(respeitar
leis da terra ou bem-estar comunitário)
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• Compreensão da reciprocidade. •
Respeito pelos contratos entre pessoas e entre instituições. • Interesse
genuíno pelo bem estar dos outros e pelo bem colectivo. • Consciência do
maior bem para o maior número (colectividade, democracia).
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6
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consciência
de princípios - moralidade dos princípios individuais da consciência (respeitar
princípios éticos universais)
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• Princípios éticos eternos e
universais. • Justiça, dignidade humana. • Os princípios universais estão
acima da lei.
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Apresentado a Tommy, quando ele tinha 10 anos, foi obtida a seguinte resposta:
"De todos que não são importantes, porque uma pessoa tem
apenas uma casa e pode ter também móveis mas um número grande de pessoas terá
uma quantidade grande de móveis e pode ter bastante dinheiro". No caso,
Tommy, no estádio 1, confunde o valor da vida humana com o valor dos bens que
possui.
Aos 13 anos, diante do dilema: "De um médico praticar a
eutanásia, deixar morrer uma mulher doente que não tem cura para livrá-la de
sua dor?" Tommy respondeu: "poderia ser bom aliviar sua dor mas o
marido não iria querer, não é como o caso de um animal. Se um bicho de estimação
morre você pode continuar sem ele, pois não é algo que você realmente
necessita".
A resposta é do estádio 2, sendo o valor da vida relativo ao
valor instrumental para seu marido o qual não poderia substituí-la tão
facilmente quanto a um animal de estimação.
Aos 16 anos ele diz: "Não sei. Por um lado é assassinato,
não é direito ou privilégio do homem decidir quem deve morrer ou viver. Deus
coloca vida em alguém e você estaria destruindo algo sagrado; em algum sentido
você está destruindo uma parte de Deus. Há algo de Deus em cada pessoa". Aqui
pode-se assinalar o estádio 4. O conceito de vida em termos de sagrado e em
termos de uma ordem moral ou religiosa. O valor da vida humana é universal, mas
ainda dependente de algo mais, do respeito à autoridade de Deus. Pode-se
imaginar que, se Deus ordenasse a Ricardo matar como ordenou a Abrahão, ele o faria.
Aos 24 anos Ricardo diz: "O ser humano tem precedência sobre
qualquer valor legal ou moral. A vida humana tem um valor inerente a ela, seja
ou não valorizado pelo indivíduo”.
Ricardo mostra um julgamento do tipo do estádio 6 (o valor da
vida humana acima da lei).
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