domingo, 10 de junho de 2012

Importância da Psicologia do Desenvolvimento para o profissional do desporto


O desporto tem, invariavelmente, uma vertente psicológica muito acentuada e, quando pensamos em desporto para todos, isso acentua-se ainda mais. Durante o século passado, o conceito de desporto foi-se alargando, deixando de ser só desporto de alto rendimento e passando a englobar desde desporto escolar a atividades de lazer e recreação e até como forma de amenizar problemas de saúde.

                Nesta perspetiva, cabe ao profissional do desporto conhecer todas as fases do desenvolvimento humano, assim como as suas estruturas físicas e mentais. A psicologia do desenvolvimento oferece, neste capítulo, um grande contributo.

                Em termos de desenvolvimento físico na adolescência, cabe ao professor lidar com as diferenças entre sexos e com o possível atraso ou adiantamento de desenvolvimento de alguns alunos.

                A temática da experiência precoce mostra a importância de os estímulos serem dados na altura certa a uma criança, pois se forem dados antes ou depois do período crítico, a aprendizagem não será eficaz e pode até ter consequências negativas.

                No desenvolvimento cognitivo, Piaget teoriza que as crianças têm estruturas mentais diferentes dos adultos (ao contrário do que se pensava até então), e não se diferenciam apenas pelo acumular de experiência. É importante para o profissional do desporto ter esta ideia.

                Freud e Erikson contribuíram também com matérias interessantes para o profissional do desporto, pois é importante perceber quais as áreas de maior interesse para a criança ou adolescente, e também para o adulto, em cada fase do seu crescimento para, assim, potenciar o seu entusiasmo pela aula/treino.

                As teorias de desenvolvimento moral de Piaget e Kohlberg também nos ajudam a conhecer a forma como os jovens avaliam o seu próprio comportamento e o dos outros, podendo ser um importante contributo para a resolução de conflitos.

                Outra das temáticas interessantes abordadas foi a controvérsia Hereditariedade vs Meio, sempre um aspeto de relevo para o desporto, principalmente para o de alto rendimento. Há certas características humanas que são fortemente influenciadas pelos genes, outras menos. Mas é óbvio que mesmo características hereditárias excelentes têm que ser extremamente trabalhadas para se alcançar o sucesso. Assim, vemos que hereditariedade e meio envolvente são dois agentes que muito influenciam o desenvolvimento.

                Em suma, a cadeira de psicologia do desenvolvimento é muito útil à nossa formação, pois sejamos nós professores ou treinadores procuramos sempre desenvolver capacidades nos alunos/atletas e é importante conhecer as variáveis que influenciam esse desenvolvimento.

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