Este tema da psicologia, foi desenvolvido
por Jean Piaget, a partir de observações minuciosas dos seus próprios filhos e
de outras crianças e conclui que estas, ao contrário do que se pensava na
época, não pensam como os adultos, porque faltam certas habilidades que não estão
desenvolvidas mas sim por se desenvolver.
Para ele, os valores morais são
construídos através da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e
será durante a convivência diária, principalmente com os adultos, que irá
levantar os seus valores, princípios e normas morais. Contudo, este processo de
desenvolvimento requer tempo.
Para que tal interações
aconteçam, existe a ocorrência de processos de organização interna e adaptação
e essa ocorre na interação de processos denominadas assimilação e acomodação.
Os esquemas de assimilação modificam-se
de acordo com as etapas de desenvolvimento do individuo e consiste na tentativa
destes em solucionar situações a partir de suas estruturas cognitivas e
conhecimentos anteriores. Ao encontrarem-se em contacto com a novidade, filtram
dela informações consideradas relevantes e, a partir daí, há uma modificação na
estrutura mental antiga para dominar o novo objeto de conhecimento, gerando o
que Piaget denomina acomodação.
Piaget ainda argumenta que o
desenvolvimento da moral abrange duas fases, denominadas de heteronomia e
autonomia.
·
heteronomia
(crianças até 9, 10 anos de idade): O certo é o cumprimento da regra e
qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta.
Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua
esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o
raciocínio heteronómico.
·
Autonomia
(dos 9, 10 anos em diante): A criança passa a perceber a regra como resultado
de livre decisão, podendo ser modificada, desde que mutuamente consentida. As
considerações sobre os atos dependem agora das intenções.
Tendo o conhecimento de que as
crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento
moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com
diferentes situações e diferentes faixas etárias.
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