segunda-feira, 4 de junho de 2012

Desenvolvimento Moral (Piaget)

Este tema da psicologia, foi desenvolvido por Jean Piaget, a partir de observações minuciosas dos seus próprios filhos e de outras crianças e conclui que estas, ao contrário do que se pensava na época, não pensam como os adultos, porque faltam certas habilidades que não estão desenvolvidas mas sim por se desenvolver.

Para ele, os valores morais são construídos através da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com os adultos, que irá levantar os seus valores, princípios e normas morais. Contudo, este processo de desenvolvimento requer tempo.

Para que tal interações aconteçam, existe a ocorrência de processos de organização interna e adaptação e essa ocorre na interação de processos denominadas assimilação e acomodação.

Os esquemas de assimilação modificam-se de acordo com as etapas de desenvolvimento do individuo e consiste na tentativa destes em solucionar situações a partir de suas estruturas cognitivas e conhecimentos anteriores. Ao encontrarem-se em contacto com a novidade, filtram dela informações consideradas relevantes e, a partir daí, há uma modificação na estrutura mental antiga para dominar o novo objeto de conhecimento, gerando o que Piaget denomina acomodação.


Piaget ainda argumenta que o desenvolvimento da moral abrange duas fases, denominadas de heteronomia e autonomia.

·         heteronomia (crianças até 9, 10 anos de idade): O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronómico.

·         Autonomia (dos 9, 10 anos em diante): A criança passa a perceber a regra como resultado de livre decisão, podendo ser modificada, desde que mutuamente consentida. As considerações sobre os atos dependem agora das intenções.

Tendo o conhecimento de que as crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias.

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